Durante este ano, assinalarei aqui acontecimentos importantes do reinado de Dom Dinis, à medida que forem acontecendo os respetivos aniversários, assim como transcreverei excertos do meu romance sobre o Rei Lavrador.

19
Abr 16

Mosteiro Santa Clara Coimbra.jpg

 

 

 

 

Mosteiro de Santa Clara de Coimbra (clique)

 

 

A 19 de Abril de 1314, Dona Isabel obtém, do papa Clemente V, autorização para fundar o mosteiro de Santa Clara em Coimbra. Neste mesmo dia, a rainha fez o seu primeiro testamento, onde expressa o desejo de ser enterrada em Alcobaça, desejo que virá a modificar num outro testamento, optando por Santa Clara. É curioso verificar que não desejou ser sepultada junto de Dom Dinis, no mosteiro de Odivelas. O Rei Lavrador morreu onze anos antes dela.

 

Clemente V foi o papa que extinguiu os Templários, tão acirradamente defendidos por Dom Dinis, e é curioso verificar que a autorização para a fundação do mosteiro de Santa Clara terá sido das últimas, senão a última, que outorgou, pois morreu apenas um dia depois.

Com a sua morte, cumpria-se a primeira parte da profecia do Mestre francês dos Templários, Jacques de Molay, que, a 18 de Março de 1314, dia em que foi queimado como herege, perto de Paris, previu que o papa e o rei responsáveis pela supressão dos Templários morreriam nesse mesmo ano. De facto, também o rei Filipe IV de França morreu em 1314 (29 de Novembro)!

 

Clemente e Filipe.jpg

 Imagem daqui

 

 

publicado por Cristina Torrão às 11:27

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Andanças Medievais
O meu outro blogue Andanças Medievais A minha página no Facebook Andanças Medievais
Informação
As minhas informações sobre Dom Dinis são baseadas na biografia escrita pelo Professor José Augusto de Sotto Mayor Pizarro (Temas e Debates 2008)
Abril 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
16

17
18
20
21
22
23

26
27
28
29
30


pesquisar
 
Viagem Medieval
O reinado de Dom Dinis é o tema da próxima Viagem Medieval em Terra de Santa Maria
mais sobre mim
Vamos salvar o túmulo do rei D. Dinis
Uma página do Facebook que alerta para a necessidade de se restaurar o túmulo de Dom Dinis no mosteiro de Odivelas.
favoritos

Hera

História
Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.
«O passado dos homens não foi só a sua vida pública. Foi também o jogo ou a luta de cada dia e aquilo em que eles acreditaram», Prof. José Mattoso
Que a História também dos fracos reze!
Não há História verdadeira sem a versão dos vencidos.
subscrever feeds
blogs SAPO